Os painéis solares são um dos elementos mais importantes de um sistema fotovoltaico, mas você sabe como eles funcionam e do quê são feitos? Essa é uma das principais dúvidas de quem tem interesse pelo assunto e daqueles que querem economizar produzindo sua própria energia.
Do que são feitas as placas solares?
Mas afinal, do que é feita a placa solar? O módulo solar se utiliza de um mineral muito conhecido no meio tecnológico: o silício. Por possuir propriedades semicondutoras, favoráveis para o efeito fotovoltaico, o elemento se torna fundamental na composição desses equipamentos de geração de energia elétrica solar.
O silício está presente em quase 80% dos sistemas, seja de forma plena ou uma variação dele, e a eficiência do painel está ligado diretamente à pureza desse elemento. Quanto mais puro, maior a conversão de energia solar em elétrica.
Esse processo de conversão está ligado ao efeito fotovoltaico que ocorre quando os fótons, provenientes da luz solar, atingem as células fotovoltaicas das placas, reagindo com o silício e assim fazendo o processo de conversão da luz do sol em energia elétrica. A luz do sol ao atingir a superfície da célula reage desprendendo os elétrons da camada superior, se utilizando da grade separadora para criar uma corrente elétrica advinda da energia solar.
Os painéis e o sistema fotovoltaico
Os painéis tem um papel fundamental: captar luz solar e com a sua composição transformá-la em energia elétrica. Existe a possibilidade de dimensionar esses módulos de acordo com a necessidade dos clientes finais, suprindo as necessidades de uma residência, pequeno comércio e até grandes indústrias.
Atualmente existem dois tipos de placas solares no mercado: o policristalino e o monocristalino. Para diferencia-los e entender quais as vantagens e desvantagens de cada um é muito simples.
Os painéis Monocristalinos possui cantos arredondados e uma cor uniforme que indica a alta pureza do material. Sua grande vantagem é ter uma alta eficiência devido a pureza e com esse ganho os painéis ocupam um menor espaço. Sobre a durabilidade, os módulos duram cerca de 30 anos.
Já os painéis Policristalinos passam por outro processo de fabricação, utilizam cristais de silício fundidos em um grande bloco. A diferença está justamente na produção das células o que acarreta a uma eficiência ligeiramente menor. É um produto mais barato em comparação com a citada anteriormente, mas possui uma resistência e durabilidade semelhante.
Economia por meio da energia solar
Este é apenas um dos componentes que formam um sistema de energia solar e a escolha do tipo de placa fotovoltaica que será utilizada, se policristalina ou monocristalina, acontece de acordo com o projeto de cada cliente.
Por isso é imprescindível que os projetos sejam executados por empresas com experiência e responsabilidade, tendo em vista que uma instalação mal feita pode causar danos irreversíveis aos equipamentos que se utilizam da energia.
Essa tecnologia proporciona uma economia de até 95% na conta de energia elétrica, beneficiando famílias e empreendimento. Além disso, a energia solar é uma fonte limpa e renovável que colabora para um futuro mais consciente e sustentável.
Se você tem interesse em implementar essa tecnologia em sua residência ou comércio entre em contato, solicite já seu orçamento personalizado. Clique no botão abaixo e faça parte desse movimento de economia você também!