Muito se fala sobre os benefícios da energia solar, mas você sabe quais são os componentes que formam um sistema fotovoltaico?
No geral os sistemas de energia solar são compostos por módulo fotovoltaico, inversor, materiais elétricos, estrutura de fixação, bateria e controlador de carga, em alguns casos específicos.
Se você tem interesse na instalação desse sistema em sua residência ou empreendimento é muito importante que conheça quais são os principais componentes. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) já são mais de 265 mil sistemas conectados à rede em pleno funcionamento.
A união dessas peças tão importantes possibilita que se utilize uma energia elétrica mais limpa e sustentável e proporciona ao usuário uma economia que pode chegar até 95% da sua conta de energia.
Antes de compreendermos a fundo quais são essas peças e como elas funcionam dentro de todo o contexto do sistema, precisamos conhecer os tipos de sistemas de energia solar que existem hoje. Continue lendo este artigo e saiba mais.
Sistemas on-grid e off-grid
Ao decidir instalar um sistema fotovoltaico você pode se depara com os seguintes termos: on-grid e off-grid, mas qual a diferença entre eles? É muito simples!
O sistema on-grid é conectado diretamente à rede elétrica pública e em caso de produção excedente você pode redirecionar para a rede geral e desse modo gerar créditos que podem ser abatidos em futuras contas de luz por meio do sistema de compensação de energia, regulamentado na lei 14.300/22. Recentemente publicamos em nosso blog todas as mudanças que ocorreram a partir do marco regulatório de energia solar.
Já o sistema off-grid é independente da rede elétrica, ou seja, com ele você gera sua própria energia e armazena em baterias para uso contínuo. Esse formato é o ideal para locais remotos ou em situações onde a conexão com a rede pública é inviável.
Tendo essas informações em mente podemos prosseguir e compreender a utilidade de cada componente que forma o sistema de energia solar que você pretende instalar.
Componentes de um sistema fotovoltaico
Como citamos no início deste artigo, o sistema solar fotovoltaico possui uma série de peças que são fundamentais para seu funcionamento e para uma geração efetiva de energia.
O sistema solar fotovoltaico possui os seguintes componentes:
- Módulo Fotovoltaico;
- Inversor;
- Materiais elétricos;
- Estrutura de fixação;
- Baterias;
- Controladores de carga.
O módulo fotovoltaico, comumente conhecido como placa solar, é o item responsável por captar a luz do sol e transformar em energia elétrica. De maneira geral a luz do sol incide sob as células fotovoltaicas produzindo a corrente elétrica. Os projetos podem conter um ou mais módulos, que são dimensionados de acordo com a energia necessária para sua residência ou empreendimento.
As placas solares sozinhas não conseguem gerar energia da forma que geralmente utilizamos, pois durante o processo de conversão a energia é gerada em corrente contínua e com o auxílio do inversor é realizada a transformação em corrente alternada. Por meio do inversor conseguimos conectar um conjunto de painéis de placas solares.
Esses itens tem em sua composição elementos que ajudam a proteger e conservar o sistema, garantindo maior segurança para os equipamentos. São eles cabeamentos com dupla camada de isolamento, chave seccionadora (responsável por ligar e desligar o inversor), disjuntores e outros dispositivos que auxiliam na proteção do sistema e dos equipamentos elétricos.
Outro elemento muito importante é a estrutura de fixação. Geralmente as placas solares são fixadas em telhados e cada tipo de telhado recebe uma estrutura de fixação diferente para que possa comportar o peso de todos módulos e também suportar a força das chuvas e ventos.
Essa estrutura difere ao ser aplicada em outros locais como no caso de usinas solares que comumente são instaladas em terrenos amplos devido à grande quantidade de módulos fotovoltaicos.
Todos esses itens acima são encontrados em ambos os sistemas, on-grid e off-grid, ao instalar um sistema off-grid surgem dois novos elementos: as baterias e os controladores de carga.
As baterias trabalham com o armazenamento da energia elétrica gerada, para que seja utilizada quando não se há sol, já que esse tipo de sistema não está ligado diretamente à rede pública de energia. Os controladores de carga funcionam como válvulas, evitando as sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando a vida útil do sistema.
Benefícios da energia solar
A energia solar fotovoltaica já corresponde a 15% da matriz energética brasileira, de acordo com dados da Absolar do mês de agosto. Isso só demonstra a crescente do cenário solar no país. Esse aumento da matriz energética se dá a partir dos benefícios que a energia solar proporciona para os usuários e também para as questões ambientais. Veja quais são os principais pontos positivos ao instalar esse sistema:
Economia de até 95%
Ao utilizar o sistema de energia solar você reduz o uso da energia que a concessionária da sua cidade oferta, reduzindo também sua conta de energia ao final do mês e garantindo uma economia vantajosa.
Valorização do imóvel
O uso da energia solar está associado muitas vezes à imóveis modernos e que se preocupam com o meio ambiente, causando uma boa impressão e possibilitando a instalação de diversos equipamentos eletrônicos sem a preocupação do aumento na conta de energia.
Energia Limpa
Em um mundo cada vez mais preocupado em como lidamos com as questões ambientais, as fontes de energia renovável são essenciais nesse cenário. A produção de energia solar não gera nenhum resíduo ou impacto negativo para o meio ambiente, sendo esse um dos seus principais benefícios.
Durabilidade
Os módulos fotovoltaicos possuem uma alta durabilidade, garantindo seu uso, no mínimo, durante cerca de 25 anos.
Baixa manutenção
A manutenção dos componentes do sistema fotovoltaico também é benéfica para o usuário: necessitam apenas de limpeza e inspeções regulares para manter sua eficiência em alta.
Instalação do sistema fotovoltaico
A instalação dos componentes de um sistema de energia solar requer uma série de cuidados específicos e atenção a detalhes que são cruciais e determinantes para a vida útil dos equipamentos e sua eficiência.
O ideal é que esses projetos sejam executados por uma equipe especializada e responsável. Além disso os elementos do kit solar envolvem o manuseio de equipamentos pesados e alta tensão elétrica, que se realizado por pessoas inexperientes pode ocasionar acidentes graves.
Tendo isso em mente, somente empresas habilitadas podem efetuar, com toda segurança, a instalação correta do seu sistema fotovoltaico. Tem interesse em aplicar essa fonte de energia limpa em sua residência ou empreendimento? Entre em contato, somos pioneiros em soluções energéticas em Alagoas. Clique no botão abaixo e converse com um dos nossos consultores.